quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dia Nacional da Consciência Negra

Eró Cunha em atividades de leituras com crianças
Texto: Cida Marconcine

Fazendo parte da Programação da XII Semana Municipal da Consciência Negra, aconteceu no dia 20 de Novembro, na Praça da Cultura, a VI Exposição Afro-Brasileira (música, dança, teatro, poesia, artes visuais), organizada pela Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (Ceiri), com participação das escolas das redes Estadual e Municipal de Imperatriz.
Pesquisadoras da Uema (Janete Santos e Maria Irene)
e Cida Marconcine (URE de Imperatriz)

O evento ocorreu em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, tendo uma vasta programação com atividades culturais, durante o dia todo, e shows musicais, à noite.
Vários projetos tiveram destaque durante a exposição, como foi o caso do "Contos e Encantos da Cultura Africana", das acadêmicas do Cesi/Uema, o VI período de Pedagogia, Janete Maria Carvalho dos Santos e Maria Irene Rabelo Galhardo, orientadas por Wandaik Moura Arcângelo. O projeto é fruto da observação direta na creche Cidade Esperança, onde viu-se a necessidade de trabalhar com o público infantil a valorização dos contos e histórias africanas, de modo a contribuir com a formação social e cultural deste público alvo.
Alunas do CEJA dançando Tambor de Criola

Este evento insere-se na programação da “XIII Semana Municipal da Consciência Negra”, de Imperatriz, intitulada “Mulheres Negras: Protagonismo numa história de lutas, conquistas e desafios”. Por conta disso, os trabalhos apresentados na exposição estavam contextualizados nesta temática, de forma a valorizar os afrodescendentes e sua cultura. Os materiais visuais permaneceram nos estandes das 7h às 17h, com representantes das escolas participantes (alunos e professores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário