terça-feira, 6 de maio de 2014

PROJETO JOVEM SENADOR 2014


O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Para fins deste regulamento, o nome síntese Jovem Senador será utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.
O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.  
Para participar da edição de 2014, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Se eu fosse Senador...”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República.
 DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR
Somente poderá participar do Jovem Senador 2014 o aluno que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos:
ü  Estar regularmente matriculado no ensino médio em escolas públicas estaduais ou do Distrito Federal
ü  Ter, no mínimo, 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2014, data-limite para as Secretarias de Educação enviarem as redações ao Senado Federal.
DA SELEÇÃO
Serão selecionados 27 finalistas – um por unidade da Federação, conforme as etapas:
PRIMEIRA ETAPA
NA ESCOLA

Cada escola seleciona a redação que irá representá-la e a encaminha à respectiva Unidade Regional de Ensino/URE. Todas as escolas públicas estaduais de distritais do ensino médio que possuam alunos com até 19 anos receberão um Kit para participação, desenvolvido pelo Senado Federal, contendo:
ü  Uma carta de apresentação do projeto;
ü  Um regulamento;
ü  Uma ficha de inscrição; uma folha para a redação finalista em papel timbrado (será utilizada somente após a seleção final na escola, pois deverá ser preenchido os dados do aluno selecionado e enviada para a SEDUC);
ü  Folhetos de divulgação;
ü  Cartazes de divulgação;
ü  Livreto com a compilação das redações finalista de 2013
Cada uma das escolas participantes deverá remeter a respectiva Unidade Regional de Ensino uma única redação, manuscrita pelo próprio autor na folha com a logomarca do Concurso de Redação do Senado Federal, juntamente com a ficha de inscrição do aluno, ambas constantes do Kit enviado para as escolas e disponível para download no site WWW.senado.leg.br/jovemsenador.
As escolas em que estudam os alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), conforme especificado:
·         1º lugar: quatro computadores (desktops) para uso coletivo da escola;
·         2º lugar: dois computadores (desktops) para uso coletivo da escola;
·         3º lugar: um computador (desktops) para uso coletivo da escola.
SEGUNDA ETAPA
No Estado e no DF:
Cada Secretaria de Educação seleciona uma redação finalista, bem como as redações classificadas em segundo e em terceiro lugar, e as encaminha ao Senador Federal, juntamente com as fichas de inscrição devidamente preenchidas.
CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO ENVIARÁ 1(UM) ALUNO SELECIONADO PELO SENADO, REPRESENTANDO SEU ESTADO. 
 CRONOGRAMA DA COORDENAÇÃO DO PROJETO JOVEM SENADOR 2014                                                                                                                                                                                                                        
Até 22 de agosto 2014
Envio pelas escolas às Unidades Regionais de Ensino/UREs a redação escolhida, juntamente com as fichas de inscrição assinadas pelo diretor da escola, pelo aluno e seu responsável legal, se for o caso, após trabalho preparatório interdisciplinar realizado pelos professores em torno do tema, que culmine com a elaboração da redação, pelo aluno, em sala de aula.
Até 05 de setembro 2014
Envio pelas Unidades Regionais de Ensino/UREs à Coordenação Estadual/SEDUC 05 (cinco) redações escolhidas, juntamente com as fichas de inscrição assinadas pelo diretor da escola, pelo aluno e seu responsável legal.

08 a 12 de setembro 2014
Seleção das redações pela Banca examinadora/SEDUC
Até 16 de setembro 2014
Envio pelas Secretarias de Educação para a Secretaria de Relações Públicas do Senado federal da planilha com as informações sobre as redações inscritas e os originais da redação selecionadas para representar a respectiva Unidade da Federação, bem como das classificadas em segundo e terceiro lugar.
Até 10 de outubro 2014
Avaliação das redações pela Comissão Julgadora do Senado Federal e anúncio do resultado final do Concurso.
18 de novembro 2014
Premiação dos 27 finalistas do Jovem Senador 2013 em cerimônia a ser realizada no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, no Distrito Federal.
19 a 21 de novembro 2014
Desenvolvimento das atividades do Projeto Jovem senador, com a participação dos 27 finalistas do Concurso de Redação do Senado Federal, sob a responsabilidade da Secretaria-Geral da Mesa, Diretoria Geral, Consultoria Legislativa e Secretaria Especial de Comunicação Social.
22 de novembro 2014
Partida dos alunos finalistas

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário