segunda-feira, 20 de julho de 2015

SOLICITAÇÃO DE RESERVA TÉCNICA - PDDE INTERATIVO

PNLD 2015 E PNLD CAMPO 2015 - DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS. Fonte: fnde


O objetivo do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD é que, em sua rede de ensino, todos os alunos e professores tenham acesso ao livro didático. Por isso, todos os anos, sem necessidade de solicitação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE envia, para as escolas, livros didáticos para atender às matrículas projetadas para aquele ano. Pode haver diferença entre o alunado estimado e as matrículas efetivamente realizadas, devido ao remanejamento dos alunos dentro da rede de ensino ou entre redes de ensino, ocasionando falta ou sobra localizada de obras. 
Para equilibrar a distribuição de livros didáticos em relação à demanda de alunos, é necessário realizar o remanejamento: transferir livros de escolas que possuam títulos excedentes para onde há carência de livros. Quando o remanejamento não é suficiente para atender a necessidade da escola, a rede de ensino pode fazer uso de sua reserva técnica, composta por todos os títulos escolhidos por em sua rede de ensino e dimensionada para atender a até 3% do alunado projetado em suas escolas. 
Está disponível para preenchimento dos diretores das escolas no PDDE-Interativo a aba Livro Didático, em que cada escola poderá informar sua necessidade de livros, os quais não foi possível obter por meio de remanejamento. O prazo para preenchimento das escolas é de 14 a 24 de julho de 2015. 
Posteriormente, em 27 de julho de 2015, os pedidos das escolas serão consolidados e submetidos à validação. Nessa etapa, a secretaria poderá alterar as quantidades solicitadas pelas escolas para adequá-las ao saldo disponível para sua rede de ensino bem como poderá solicitar títulos constantes de sua reserva técnica para os atendimentos que julgar pertinentes, inclusive turmas e escolas novas. Por isso, caso alguma unidade de ensino necessite de livros que atualmente não constam do sistema para solicitação das escolas, consolide estas necessidades para solicita-los na etapa de validação das secretarias, que ocorrerá a partir do dia 27 de julho.  Após sua validação, os livros solicitados serão encaminhados diretamente às escolas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário