quarta-feira, 5 de agosto de 2015

URE de Imperatriz mobiliza professores e alunos para votação no Orçamento Participativo 2016

Desde o dia 27/06, todos os cidadãos maranhenses podem escolher quais propostas definidas em audiências das Escutas Territoriais para o Orçamento Participativo e Plano Plurianual do Estado serão priorizadas pelo Governo do Maranhão. O processo de votação está sendo realizado em uma plataforma digital.  Para votar, é necessário se cadastrar no site do Participa MA (http://www.participa.ma.gov.br). A votação finaliza em 07/08.

Em Imperatriz, a escuta territorial aconteceu em 15/06, na UEMA. "Estamos muito felizes, pois participamos de forma efetiva de um processo democrático de grande significado para nosso Estado, e mais ainda por termos conseguido priorizar a meta que trata da educação, lembra a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, que junto da diretora Regional de Educação profª Orleane Evangelista, gestores escolares e equipe da UREI estiveram presentes durante todos os debates e defesas em plenária. Agora, precisamos unir forças para que esta proposta seja aprovada, por votação popular. Por isso, essa é uma grandiosa atividade cidadã, que a URE de Imperatriz busca envolver a todos: gestores escolares, coordenadores, técnicos pedagógicos, professores, alunos, bem como toda a comunidade escolar para que participem ativamente do processo de votação para Orçamento Participativo, focando a Proposta 1, que trata especificamente de investimentos para a estrutura física de nossas escolas. Essa proposta é muito importante para nós educadores e de uma forma geral para toda a comunidade deste território, pois através dela é que teremos condições de garantir verbas para a educação, no Orçamento do Estado de 2016, destacou a gestora Regional, profa. Rosyjane Paula.

Tony Teles, vigilante do CE Caminho do Futuro
também participou da votação
E essa união foi visível em cada escola que compõe a Regional de Educação de Imperatriz. Gestores mobilizando os professores, motivando alunos, os funcionários da secretaria, os ASGs, até os vigilantes participaram deste exercício pleno de cidadania. Todos envolvidos na busca de contribuir para que a proposta, que foca o desenvolvimento humano seja contemplada através de votação em massa. Escolas como, por exemplo, CE Vespasiano Ramos, CE Mourão Rangel, CE Dorgival Pinheiro, CE Francisco Alves II (Davinópolis), CE Caminho do Futuro, CE Urbano Rocha, CE Flaudismar Alves (Buritirana), CE Edison Lobão, Ce Raimundo Soares, CE Rio Amazonas (João Lisboa), CE Newton Barjonas Lobão, CE Estado de Goias, CE Nascimento de Moraes, CE Nova Vitória, CE Delahê Fiquene, CE João Pereira Martins Neto (Estreito), CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco), CE Delfino Aguiar (São João do Paraíso) entre outras, realizaram e continuam realizando uma força-tarefa colocando computadores e internet à disposição da comunidade escolar, promovendo palestras com uso de Datashow/internet para mostrar o passo-a-passo do cadastro à votação. Enfim todas as escolas vinculadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz estão empenhadas para que a meta seja alcançada: que se consiga uma votação expressiva em prol do Orçamento Participativo 2016 com a aprovação da proposta 1, que é voltada para a melhoria da estrutura física das escolas públicas: com revisão das instalações elétricas, climatização, instalação de laboratórios de informática e ciências, internet banda larga, renovação do acervo das bibliotecas, equipamentos, mobiliário, quadras poliesportivas.

Alunos e professores do CE Delahê Fiquene durante votação
A gestora adjunta do CE Delahê Fiquene (Imperatriz), profª Silda Veloso, relata que os gestores já votaram, os professores estão votando na proposta 1 e os alunos já receberam as orientações para o processo. “Vamos incentivar os pais dos alunos também participar deste momento de cidadania plena”, comenta a gestora.

Para a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Laura Emily Nascimento da Silva (CE Mourão Rangel - Centro/Imperatriz), a votação foi muito importante para que haja uma mudança nas escolas: “Eu estou muito feliz em poder contribuir com esse processo de transformação, afirma a aluna. 

Aluna Laura Emily (CE Mourão Rangel) e aluno  Pablo Santos
            (CE Caminho do Futuro): importante contribuição dos jovens
Outro que participou da votação foi o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Pablo Santos (CE Caminho do Futuro - Vila Nova/Imperatriz). Segundo ele, “é gratificante saber que tanto o poder público quanto o Governo do Estado vê como importante a participação do jovem na votação e escolha de projetos e encaminhamentos do dinheiro, que é público e quem vem dos impostos pagos por nossos pais, e querem saber a melhor forma de investimento desses recursos, pois sabemos que assim os resultados serão mais viáveis, uma vez que a opinião pública é a que vai prevalecer”

Professora Selma Freire (CE Caminho do Futuro)
Para a profa. de Sociologia, Maria Selma Freire de Sousa, também do CE Caminho do Futuro, “é importante que a comunidade em geral interaja no Orçamento Participativo do Estado, pois visa melhorar as ações do Governo no comando das decisões”.

A gestora adjunta do CE Rio Amazonas (João Lisboa), profa. Nazaré da Silva, afirma com grande sorriso no rosto: “Já votei, foi fácil e bom demais participar”. O que é confirmado também pela gestora geral do CE Vinicius de Morais, antigo Castelo Branco (Imperatriz): “Já votei e mobilizei todos os alunos e professores para esta missão”.

A gestora escolar, profa. Raibeth Fernandes, do CE Nova Vitória (Imperatriz) comentou que o Laboratório de Informática está aberto durante este período, exclusivamente para esta atividade, para que possam alcançar o maior número de votantes na escola. Já o prof. Jacó Muniz, gestor geral do CE Nascimento de Morais (Imperatriz) relata com empolgação: “Fui pessoalmente nas salas de aulas passar todas as orientações e procedimento para que os alunos e professores participem. Os alunos inclusive usaram os celulares para este fim”.

Alunos no CE Edison Lobão motivados exercendo cidadania
em busca de melhorias para a educação
A gestora escolar, profa. Graça Saraiva, do CE Edison Lobão (Imperatriz) também deu seu depoimento: “A votação em nossa escola está surpreendente. Os alunos e professores estão muito empolgados e motivados, dando sua contribuição como cidadãos para a melhoria de nossa educação”. A gestora adjunta, Marinete Chaves (CE Dorgival – Centro/Imperatriz) relata que os alunos se sentiram importantes de participar desse processo, sabendo que estão contribuindo para a melhoria da educação de nosso Estado.

            “Quero parabenizar a todos os gestores e gestoras pelas ações que estão desenvolvendo nas escolas estaduais para a realização da votação do Orçamento Participativo 2016. Este é um belo ato de participação democrática. São essas ações que fazem nossos jovens se sentirem parte do processo de mudanças e nossos professores acreditarem ainda mais nesta luta por uma educação com mais qualidade”, finaliza a gestora Rosyjane Paula.

Votação do Orçamento Participativo 2016 nas escolas estaduais pertencentes à URE de Imperatriz: Parabéns gestores e gestoras escolares pelo empenho nesta ação
Texto: Cida Marconcine
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário