sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Escolas estaduais comemoram mês cívico com atividades em todo o Maranhão


Desfile no bairro Vila Nova: CE Caminho do Futuro
Nas escolas do Sistema Estadual de Ensino, o mês de setembro será marcado por atividades cívicas. Em São Luís, a programação do ‘Mês da Pátria no Maranhão: Maranhão de Riquezas e Belezas’, definido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), começa na sexta-feira (04) e segue até quarta-feira (30). A comunidade estudantil estará envolvida com atividades culturais e científicas, exposições, mesas redondas, gincanas, caminhadas e desfiles.

Cada escola estadual de São Luís ficou responsável por trabalhar temáticas que versam sobre as 19 Unidades Regionais de Ensino (UREs) do estado, culminando com um dia de parada cívica, que contemple a comunidade do bairro ou região, onde a unidade escolar está inserida.

A metodologia utilizada pela Seduc, na atual gestão, tem a intenção de aproximar as atividades cívicas da comunidade, envolvendo estudantes, pais e professores, além das pessoas do bairro e, principalmente, valorizar o protagonismo juvenil.

Para a secretária da Educação, Áurea Prazeres, “o envolvimento da comunidade escolar é importante neste processo, pois proporciona aos estudantes, professores e equipe pedagógica, a oportunidade de demonstrar à sociedade maranhense o conhecimento sobre ética, civismo e cidadania, história e a diversidade do nosso estado”, ressaltou.

Programação em São Luís:
As escolas do Polo I (área São Cristóvão e zona rural) desenvolvem atividades com temas referentes às Unidades Regionais de Ensino (UREs) de Açailândia e Bacabal, tais como o parque siderúrgico e madeireiro de Açailândia e agroindústria em Bacabal. Nestas escolas as atividades acontecem dia 30/09. No Polo II, a temática é o corredor de soja e a Chapada das Mesas, alusivas à URE de Balsas, com atividades dia 24/09. No Polo III, as temáticas partem de duas UREs: Barra do Corda, que inspirou atividades sobre Educação Indígena, e Caxias, que vai contar a história de homens e mulheres maranhenses. No dia 17/09 será as ações acontecem nas escolas e dia 18/09 haverá desfile no bairro Cidade Operária.

O Programa Escola Digna e o Plano Mais IDH serão os temas das escolas do Polo IV (área Maiobão – Paço do Lumiar), com atividades dia 29/09. Já o Polo V (Cohab Anil) vai realizar desfile no bairro do Cohatrac pela manhã (4/09), atividades nas escolas (26/09) e desfile no bairro da Cohab (30/09), tendo como tema o Rio Itapecuru. No Polo VI (Bequimão Vinhais), as homenagens do mês cívico vão para as UREs de Imperatriz, com o tema Portal da Amazônia e do Tocantins e Pedreiras falando de fauna, por lá vão ter produções científicas, artísticas e culturais e acontecem nos dias 12 e 22/09.

E vai acontecer desfile cívico, também, no bairro Monte Castelo (04/09), com as escolas do Polo VII (bairros Alemanha e João Paulo), as outras atividades acontecem dias 11, 24 e 30/09. Os temas tratados serão “A Região do Arquipélago de Maiaú” (URE Pinheiro) e “A diversidade de gênero e religião uma realidade no ambiente escolar” (URE Presidente Dutra).

As escolas do Polo VIII (bairros Sacavém e Vila Palmeira) abordarão os temas a partir das UREs de Rosário (Saberes tradicionais quilombolas nas escolas brasileiras) e Santa Inês (O aluno parlamentar, sim senhor!), dia 23/09. São João dos Patos, a Capital dos Bordados, será tema das escolas do Polo IX, com Feira Cultural e apresentações de produções científicas e culturais, que acontece 25/09.

Com inspiração nas UREs de Timon (Terra dos Poetas) e São Luís (A região do turismo cultural), as escolas do Polo X (Itaqui Bacanga) vão desenvolver atividades internas (24/09) e no Centro de Convenção Paulo Freire, na Ufma (25/09) com demonstração de trabalhos. Dia 04/09 vai ter caminhada das escolas do Polo IX (Centro), nos bairros do Lira e Madre Deus mostrando os “Saberes da Terra”, da URE de Viana. Já as escolas do Polo XII (São José de Ribamar) realizam desfile cívico no bairro da Maioba, com menção à URE de Zé Doca, falando sobre o “Ecoturismo no Território Maranhense”.

Atividades nas regionais

Desfile no bairro Vila Lobão, em Imperatriz
Além de serem tema das atividades cívicas dos Polos de São Luís, as Unidades Regionais de Educação (UREs) realizarão em seus respectivos municípios paradas cívicas e desfiles estudantis na segunda-feira (7). As escolas do interior do estado também irão promover atividades culturais e cívicas no ambiente escolar. A exemplo da cidade de Imperatriz, onde haverá desfiles das escolas no centro e em outros bairros da cidade. A banda marcial da URE puxará o desfile.

Em Pinheiro, as escolas do estado irão desfilar dia 7 de setembro. Já em Açailândia, a regional terá desfile concentrado apenas em Buriticupu, também no dia 7.

Nas cidades sede das regionais de Balsas, Bacabal, São João dos Patos e Chapadinha acontecem atividades nas escolas e em Barra do Corda ocorrerá desfile e atividades do projeto Protagonismo Juvenil. Codó e Presidente Dutra também comemorarão a data cívica com desfile estudantil. Em Timon desfile cívico e atividades em cada escola, além de desenvolvimento do projeto “Voto Jovem”, que visa incentivar e fortalecer práticas de cidadania entre estudantes do ensino médio.

Data03/09/2015
FonteAscom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário