sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Ação Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti mobiliza comunidade escolar

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), integra nesta sexta-feira (19), a ação nacional de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que é realizada em parceria com os Ministérios da Educação e Saúde. 
O enfoque da ação é conscientizar a comunidade escolar, entre professores e alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Uma das medidas é capacitar alunos e professores para que estes se tornem disseminadores no Estado. A ação acontece em escolas estaduais de São Luís e ainda em outras 18 Unidades Regionais de Educação no Maranhão. 
A programação começa com caminhadas no entorno das escolas da rede pública estadual de ensino, com a participação de bandas, fanfarras, carros de som e distribuição de panfletos, além de visitação de casas para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. 
Numa segunda etapa da ação, os alunos receberão incentivo para a produção de vinhetas, peças teatrais, registros fotográficos e demais atividades que favoreçam o protagonismo juvenil no combate ao mosquito.
 A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, reforçou que a escola é um espaço ideal para replicar a importância de combater o mosquito. “Com esta ação compartilhada da Seduc com outros órgãos envolvidos na ação que ocorrerá dentro do ambiente escolar, o trabalho vai ser replicado de forma mais rápida e eficaz para as famílias dos estudantes e comunidade, aumentando consideravelmente o contingente de pessoas no combate ao mosquito”, frisou.
Para o secretário adjunto de Projetos Especiais da Seduc, professor Odair José, o dia D no Maranhão será efetivado no intuito de harmonizar e envolver esforços diversos de toda comunidade escolar (estudantes, professores e funcionários). “Temos que realizar a ação em conjunto, na qual as definições das estratégias venham incorporar atitudes e ou comportamentos adequados de toda a sociedade, garantindo a eliminação do vetor para além dos muros das escolas”, avaliou o professor.
 A ação foi pensada pelo Ministério da Saúde diante do crescimento de casos registrados das doenças no Brasil.  No Maranhão, no intuito de evitar as sérias complicações que as epidemias causam à população, a Seduc, SES e demais secretarias estaduais instituíram o Comitê Interinstitucional do Estado para efetivar a ação compartilhada, na qual vem sendo desenvolvido um Plano de Ações de combate ao mosquito.
O professor Odair José explicou que a Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais, estará apoiando e incentivando, de forma coordenada, toda área que envolva professores e alunos nas ações de combate ao mosquito. “A Seduc está traçando orientações didáticas para serem ministradas em sala de aula pelos professores, bem como computar como nota, nas disciplinas afins, todas as atividades realizadas pelo alunado, que possibilitem o controle e a orientação do mosquito à população escolar, de forma contínua”, disse.

A Ação Nacional na URE de Imperatriz

CE Vinicius de Moraes: os estudantes saíram em caminhada por
bairros da cidade        Foto: Divulgação
Várias ações acontecem também nas escolas públicas estaduais de Imperatriz e outros municípios que fazem parte da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). No CE Vinicius de Moraes (Imperatriz), os estudantes saíram em caminhada pelos bairros Juçara e Maranhão Novo, com cartazes, em visita às casas, de porta em porta e detectaram um terreno baldio a 50 metros da escola, cheio de entulhos e lixos. Indignados com a situação, os alunos se organizam com a gestão da escola para denunciar a situação. Aproveitaram e, em gesto solidário, visitaram uma professora que está acamada com o vírus da Dengue. 

CE Graça Aranha:alunos/as e professores/as fizeram um mutirão
no terreno da escola    Foto: Divulgação
No CE Graça Aranha, alunos/as e professores/as fizeram um mutirão no terreno da escola e entorno, recolhendo todo tipo de resíduo sólido que poderia reter água e consequentemente possíveis focos do mosquito.
CE João Pereira Martins Neto: foi realizada caminhada além de outras
ações durante a semana       Foto: Divulgação

No município de Estreito, no CE João Pereira Martins Neto, durante toda a semana foram realizadas palestras, pesquisas, produção de cartazes, peças teatrais entre outras ações. E neste dia D, foi realizada uma caminhada, com a participação da equipe gestora, professores e alunos, tendo o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Agentes de Endemias.

CE Frei Gil: alunos e professores visitaram as casas do bairro Bandeirantes
Foto: Divulgação
No CE Frei Gil, escola também de Estreito, os alunos e professores visitaram as casas do bairro Bandeirantes, levando informações às famílias sobre a prevenção ao Zika Vírus. Em todas as casas visitadas foram entregues panfletos informativos.

Gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula
durante ciclos de palestras na UREI - Foto: Cida Marconcine
Outras escolas estaduais também participaram de programações sobre o Dia D contra o Aedes aegypti, no decorrer da semana, como projetos de aprendizagem, aulas sobre a temática, orientações para alunos, além de mutirão e pulverização. A URE de Imperatriz também realizou na sexta-feira (12/02), ciclos de palestras para alunos e professores, com os profissionais da Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz (UGRS): Maria Emídia Fonseca (bióloga, sanitarista e coordenadora da Atenção Básica), Guiomar Teodósio (enfermeira e assessora técnica), José Orlando Cavalcante (educador em Saúde) e Maricélia Tavares (enfermeira e professora da Ufma).
Caminhada em Imperatriz no Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti
Foto: Divulgação
Também aconteceu uma caminhada, com participação direta da equipe da UREI, gestores, professores/as, e estudantes das escolas públicas estaduais (CE Dorgival Pinheiro, CE Nascimento de Moraes, CE Governador Archer e CE Estado de Goiás), no sábado (13/02), pelas principais ruas do centro, Praça de Fátima e Calçadão, com panfletagem, fixação de cartazes, recolhimento de resíduos sólidos e repasse de informações sobre o assunto, marcando o Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti, em Imperatriz.

Texto: Seduc/Governo do Estado e
             Cida Marconcine/UREI
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário