segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Campanha Nacional de Hanseníase 2016 acontece nas escolas de Ensino Funtamental

 

Teve início em 22 de agosto, a Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíase e Tracoma 2016, que conta com a participação de 164 municípios maranhenses e tem como publico-alvo alunos de 5 a 14 anos matriculados no Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Esta campanha busca promover ações de educação em saúde para auxiliar na identificação de casos de hanseníase, verminose e tracoma.
O Ministério da Saúde estipula a meta de hanseníase com o atendimento de 75%; para verminose, tratar 85%  e para o tracoma avaliar 80% dos alunos matriculados. As ações em hanseníase devem envolver a participação dos pais na identificação de sintomas, que com uso de fichas de autoimagem para identificar manchas suspeitas nas crianças. Após a identificação,, em caso de suspeição, os alunos são encaminhados à Unidade Básica de Saúde para consulta médica, prescrição e encaminhantos. As verminoses, doenças parasitárias que afetam de modo geral os intestinos e podem comprometer o desenvolvimento físico dos alunos, provocam enjoos, diarreias, dores abdominais, perda de apetite e peso, são tratadas por meio de medicações doadas aos alunos. Para identificação do tracoma, doença causada por bactéria e que pode provocar a cegueira, os alunos passam por exames oculares. Todas essas ações envolvem a adoção de medidas de higiene e prevenção, na família, na escola e na comunidade.

Mobilize a comunidade escolar para a participação nas atividades da Campanha, junto às Secretarias de Saúde e equipes de Estratégias de Saúde na Família para que essas ações em prol da saúde dos alunos aconteçam de forma efetiva nas escolas. Mais informações, acesse http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/campanhahanseniase/



Nenhum comentário:

Postar um comentário