terça-feira, 23 de maio de 2017

Projeto Ler e Pensar: Conscientizar para Transformar é lançado na URE de Imperatriz

Aconteceu ontem terça (16), na URE de Imperatriz, uma reunião com Gestores Escolares, tendo como pauta principal a socialização do Projeto de redação do Ministério Público do Maranhão "Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar". A reunião foi presidida pela gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Santana.

O projeto “Ler, escrever e pensar – conscientizar para transformar” tem o objetivo de despertar a consciência crítica de alunos da rede pública estadual por meio da leitura, tendo como foco o combate à corrupção. Esta é a segunda edição do programa (a 1ª foi realizada em João Lisboa) — idealizado pela promotora de Justiça Maria José Lopes Corrêa, da Comarca de João Lisboa.

O projeto “Ler, escrever e pensar” consiste na leitura do livro “O que faz do Brasil, Brasil”, de Roberto Da Matta, e em um concurso de redação, cuja elaboração deve ser inspirada na obra. Palestras e debates sobre os males e o combate à corrupção serão apresentados no decorrer do projeto. No final, os três melhores textos serão premiados, com um smartphone (3º lugar), um tablet (2º lugar) e um notebook (1º lugar), além de troféus e medalhas.

A promotora de Justiça Maria José Lopes Corrêa destacou aos gestores que o projeto “Ler, escrever e pensar”  se dá justamente no momento em que o Brasil passa por uma grande turbulência em razão dos diversos atos de corrupção. “Como o próprio nome diz, o projeto utiliza a leitura, como ferramenta para despertar a consciência crítica dos estudantes, objetivando a transformação social. Não podemos transformar a sociedade, se não nos tornarmos cidadãos conscientes”, enfatizou ela. Também esteve presente à reunião o promotor de Justiça, Dr. Alenilton Santos.

LANÇAMENTO NOS MUNICÍPIOS

Este projeto, que é uma parceria do Ministério Público com o Governo do Estado, será realizado este ano em todos os Centros de Ensino/URE de Imperatriz. No dia 17/05, foi realizado o Lançamento, em João Lisboa, com a presença de promotores de Justiça, equipe dos Centros de Ensino Henrique de La Roque e Rio Amazonas, Semed e a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Santana.

No dia 18/05, o Lançamento foi em Amarante, com a presença da autora do projeto Drª Maria José Lopes Corrêa, do promotor de Justiça Dr. Eduardo André Lopes, da equipe do Centro de Ensino João Batista Teixeira e da gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Santana.

Também no dia 18/05, aconteceu o Lançamento do projeto no município de Senador La Roque, com a presença da autora do projeto Drª Maria José Lopes Corrêa, do promotor de Justiça Dr. Edson Cunha, da equipe do Centro de Ensino Salomão Cury Rad e da gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário